Resultado do cálculo
Sua pegada Ecológica: se todos vivessem como você, seria necessário uma capacidade de regeneração de 1.3 planetas por ano. Como a sua pegada se compara: para sustentar seu estilo de vida, torna-se 2.3 hectares globais da área bioprodutiva do planeta terra.
Ecologia
A Ecologia é o ramo da biologia que estuda as interações entre os seres vivos e o meio onde vivem, envolvendo a dependência da água, do solo e do ar.
Com isso, as relações vão além do comportamento individual e a influência causada pelos fatores ambientais, mas se estendem à organização das espécies em populações, comunidades, formando um ecossistema e toda a biosfera.
O meio ambiente afeta os seres vivos não só pelo espaço necessário à sua sobrevivência e a sua reprodução, mas também às suas funções vitais, incluindo o seu comportamento. Logo, o meio ambiente e a sua qualidade, determina o número de indivíduos e de espécies que podem viver no mesmo habitat. Por outro lado, os seres vivos também alteram constantemente o meio ambiente em que vivem.
Há muitas aplicações práticas da ecologia, como a biologia da conservação, gestão de zonas úmidas, gestão de recursos naturais, planejamento da cidade e aplicações na economia.
Aquecimento Global
O aquecimento global, é um assunto polêmico e que trás bastante preocupação ao mundo inteiro, pois é o causador de grandes catástrofes e mudanças extremas.
Alguns continentes tem sido castigados com ondas gigantescas, com ciclones e fortes furações, o que causa mortes e a destruição de tais lugares.
Os cientistas atribuem a isso, a ação humana, devido a liberação de gases poluentes, principalmente derivados da queima de combustíveis fósseis na atmosfera, e isso causa o famoso efeito estufa.
Os desmatamentos e a queimadas de florestas e matas também colaboram para este processo.
Como consequência do aquecimento global, vemos o aumento do nível do mar, que se deve ao derretimento das calotas polares, o crescimento e surgimento de novos desertos, o aumento de furações e ciclones como já citado a cima e o aumento da temperatura.
Para tentar reverter esses processos ou no mínimo, diminuir a sua velocidade, 162 países assinaram o Protocolo de Kyoto, que é um acordo internacional que tem como objetivo diminuir a emissão dos poluentes que influênciam o efeito estufa. O único país que não quis participar deste, foi os Estados Unidos, que alegou que iria interferir na sua ''produção''.
Muitos grupos ambientais também encorajam ações individuais contra o aquecimento global, freqüentemente por parte dos consumidores, mas também através de organizações comunitárias e regionais.
Também têm ocorrido ações de negócios sobre a mudança climática, incluindo esforços no aumento da eficiência energética e uso de fontes alternativas. Uma importante inovação tem sido o desenvolvimento de um comércio de emissões dos gases do efeito estufa através do qual empresas em conjunto com os governos, concordam em limitar suas emissões ou comprar créditos daqueles que emitiram menos do que as suas quotas.
Outro problema ambiental que enfrentamos, é a disponibilidade de água potavel, que a cada dia se torna menor.
Aos poucos o homem está se conscientizando sobre todas essas situações que interferem diretamente na sua sobrevivência e esta começando a mudar seu jeito de agir, mesmo que isso ainda não seja o suficiente.
Até ele perceber o efeito de suas atitudes, não se importava se isso fazia mal ao mundo, porém agora, querem de uma hora para outra mudar os costumes para tentar retardar os efeitos ou simplesmente, fazer com que eles diminuam sua velocidade. Infelizmente não é fácil mudar os hábitos tão rapidamente, e aquele pensamento de que ninguém sozinho pode transformar o mundo, predomina em cada ser humano, e assim, cada papelzinho de bala que é jogado na rua, se soma ao de outro alguém e assim sucessivamente.
Muitas vezes o ser humano é hipócrita ao dizer para o outro que isso é errado, pois comete o mesmo ato, mesmo que por distração. Ao mesmo tempo em que existem milhões de pessoas que já se adaptaram a forma consciente de viver, existem outras milhões que esquecem que fazem parte do mesmo mundo e que precisam mudar seu modo de pensar também.
Mesmo que não estejemos vivos até o ano previsto para o caõs total, precisamos pensar no futuro e nas próximas gerações, precisamos entender que os nossos filhos faram parte dela, e se nós quisermos que eles tenham uma vida saudável, precisamos fazer a nossa parte agora e precisamos fazer valer a pena cada palavra que é dita por nós mesmos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário