Há alguns anos atrás, congelaram espermatozóides e óvulos a -200°C. Atualmente, esses foram descongelados através de uma lâmpada, que os fez voltar a nadar. O espermatozóide foi introduzido no óvulo e ocorreu a fecundação normalmente. Os dois juntos formam o zigoto e a partir daí acontecem consecutivas divisões celulares. Quatro ou cinco dias depois já existem umas 150 células e isso se denomina blastocisto. A maior parte dessas células fica na superfície, mas algumas ficam do lado de dentro e essas são as chamadas células tronco. As únicas que tem o ‘’poder’’ de se transformar em qualquer tecido ou órgão do corpo humano.
Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, entre outras.
Com essa descoberta, pode-se ver um futuro diferente, onde também será mais fácil impedir a rejeição de órgãos transplantados.
As qualidades de transformação das células tronco, podem representar tratamentos para muitas doenças que afetam milhões de pessoas. Por exemplo, uma injeção de células tronco no cérebro de um portador de mal de Parkinson pode regenerar as funções dos neurônios do paciente e levar à cura.
Alem dessa célula ser encontrada no embrião, podemos encontrá-la também em diversos tecidos, como a medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, e outros.
Esse assunto gera muitos debates, é defendido por alguns e criticado por outros como por grupos religiosos e antiaborto, que alegam que a destruição de um embrião é o mesmo que matar um ser humano.
A utilização de células tronco para fins de investigação e tratamentos médicos varia de país para país. Em alguns a sua investigação e utilização é permitida, enquanto em outros países é ilegal. Atualmente no Brasil o Supremo Tribunal autorizou tais pesquisas.
As células tronco também podem ser chamadas de células mãe ou ainda células estaminais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário